Artigo, Direito, Economia, Lava Jato

AS PREMISSAS DA REVOGAÇÃO DA PRISÃO EM SEGUNDA ESTÂNCIA

Analisando a trajetória da Lava Jato, recordei-me dos pronunciamentos na época do Juiz Sérgio Moro, no comando do Ministério Público do Paraná, onde mencionou que a continuidade das operações dependeria da participação da sociedade. Tendo o povo atendido esta chamada, por um período de mais de três anos, o MP conseguiu que a justiça encarcerasse criminosos poderosos, algo nunca visto no Brasil.

Entendo que se não houvesse o possível comprometimento de alguns ministros do STF, com os incriminados, o resultado da votação seria mais condizente aos anseios da grande maioria da população. Esta vitória parcial do povo, com certeza criou uma consciência que os rumos de uma Nação democrático, não depende somente da prerrogativa de instituições, mas precisamente da interação de seus cidadãos na condução dos destinos do país.

É evidente que a decisão da Suprema corte abalou a estrutura republicana, desconstruindo o excelente trabalho desenvolvido pela Lava Jato.

Por outra via não resta dúvida que esta resolução, em curto prazo irá dificultar o ingresso de investimento do exterior no Brasil, algo que já estava bem delineado. No entanto, esta funesta decisão aos poucos poderá ter outros contornos animadores, tendo em vista a inevitável aposentadoria do Ministro Celso de Melo no próximo ano, possibilitando desta maneira, que os processos dos réus em curso nos tribunais de primeira e segunda instância, sejam julgados com celeridade pelo Supremo Tribunal. Tendo em conta que as ações que conduziram a soltura dos envolvidos sejam alteradas, tendo como referência o empate da votação ocorrido dia 07 deste mês. Adicionado a está premissa de alteração do quadro do ministro Celso de Melo, o congresso ficará de certo modo aprisionado ao STF e por consequência ao Palácio do Planalto, culminando em uma provável celeridade da aprovação dos projetos dos futuros projetos de interesse do Governo Federal. Desta forma facilitando sobre maneira a progressão desenvolvimentista projetada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *