Artigo, Planejamento

Planejamento

Nas primeiras viagens que realizei a países do chamado primeiro mundo, há mais de 40 anos, me despertou as diferenças culturais e econômicas em relação ao Brasil. Diante desta percepção, passei a estudar os motivos que mais contribuíam para a ocorrência de tão expressiva diferença. Bem como o que seria necessário fazer para alcançarmos um nível pelo menos aproximado daqueles povos. Diante do citado, concluí que o maior desafio seria adquirir uma cultura disciplinar mais coesa, entre outras, adquirir o hábito de realizar as atividades apenas diante de um bom e bem elaborado planejamento.

Naquele período, meados dos anos 70, o mundo desenvolvido previa que o Brasil em até 10 anos se tornaria uma nação com elevado grau de desenvolvimento econômico, projeção esta que se estendeu até a década de 90.

Como vimos à concepção daqueles cidadãos, infelizmente não se confirmou, e, o mais lamentável é que observando o contexto daquele momento e o de agora, observo diversos campos ainda mais vulneráveis que anteriormente. A começar pela própria disciplina, ética e educação.

No decorrer dos tempos, a humanidade identificou que a disciplina se inicia através do alinhamento dos pensamentos, se estendendo até elaboração do planejamento e no decurso de sua execução. Para se condicionar a esta característica, é aconselhável que se comece pelos pequenos hábitos, a exemplo, a arrumação dos seus pertences pessoais, definindo um lugar adequado para todas as coisas.

Prática esta imprescindível a ser adotada em seu trabalho, a organização do proposto arquivo, digital ou físico, facilitando deste modo a buscar com maior agilidade.

Ainda se referindo ao planejamento, algumas pessoas costumam dizer que as diligências são consideráveis e desta forma, não dispondo de tempo para se planejar. Esses indivíduos não dão conta que quanto maior for à demanda de tarefas maior a necessidade de realizar um bom planejamento.


Tomando como referência este relato, norteio os adequados modos de delinear um planejamento bem elaborado:

  1. Iniciar o planejamento tentando alinhar os pensamentos;
  2. Planejar as finanças pessoais, da família ou de qualquer estabelecimento privado ou público em que atue;
  3. Planejar os objetivos de vida pessoal e profissional;
  4. Planejar a rotina de trabalho: diário, semanal e anual;
  5. Planejar-se antes de defrontar a cada ocorrência de negociação;
  6.  Praticar o planejamento diário antes de encerrar o expediente, ou antes, de iniciar;
  7. Planejar definindo prioridade, dentro do horário preestabelecido, deixando tempo para os imprevistos;
  8. Usar ferramentas práticas.

Quando estamos elaborando um planejamento por escrito, os pensamentos e ideias passam a evoluir, enriquecendo a dinâmica do assunto em pauta. Um planejamento sem a devida definição de prioridade é definido como deficiente.

Procure executar apenas o que estiver planejado, exceto algo que ocorra de momento, assim ocorrendo se este assunto que surgiu deve ser priorizado em detrimento do demais já listados anteriormente. Ao adquirir o hábito de executar apenas o que estiver planejado, estará contribuindo em conter seus impulsos e acima de tudo regimentando seu tempo.

Diante de um planejamento deve-se iniciar com as possíveis pendências que deixaram de ser executadas no dia anterior. Em seguida, verifique as anotações provenientes das ferramentas de seu uso: agendas, plano de ação, mapa de atribuição, planner, entre outros.

Ao relacionar as diversas atribuições, numere as prioridades dando a devida sequência.

Durante o expediente ao executar algo que não está planejado, por não dispor de tempo para analisar detalhadamente o conteúdo, irá comprometer a eficácia da ação. Por fim, planeje suas atribuições diárias conforme sua carga horária.

A princípio reserve de 20% a 30% do tempo horário para possíveis imprevistos. Com o tempo você vai adequando este percentual. Evite o máximo às interrupções, por ser esta a maior resultante do desperdiço do tempo.

De acordo com exposto concluímos:

  1. O ser humano é um perseguidor de objetivos. No entanto, é relevante que estes sejam bem claros e com definição de metas. Caso contrário, ficará andando em círculos, sempre perdido, dificultando sua eficácia;
  2. Em se tratando de objetivos, buscar os que lhe motivam os que valem a pena, ou seja, que agregue algo de valor em sua vida;
  3. Uma pesquisa efetivada na universidade de Harvard inferiu que os alunos que realizaram que seus objetivos de vida, tiveram um resultado inesperado, ou seja, 84% mencionaram que não tinham planos para o futuro; 13% que tinham planos em sua cabeça; 3% tinham planos projetados por escrito. 10 anos depois, os 13% que tinham planos na cabeça ganhavam o dobro de remuneração dos 84% que não tinham planos, e, os 3% que tinham planejado no papel ganhavam 10 vezes mais;
  4. Sonhos também devem ser listados e depois de classificados transforme-os em objetivo. Em seguida, trace as metas para o alcance de tais objetivos. Não deixe de efetivar as data que irão nortear as metas e os objetivos.

Diferença entre Objetivo e Meta:

Será prudente que faça a distinção de metas e objetivos. Classifique metas como micro tarefa que necessitam executar em vista ao alcance do objetivo. Ou seja, ações que precisam ser executadas para atingir o alvo.

E, objetivo é a descrição para onde se pretende chegar. O resultado final que deseja alcançar.

Quando se define um objetivo, consciente ou inconsciente a mente dirige a atenção ao objetivo, contribuindo para que ocorram ideias para alcançá-lo. Assim procedendo, observe que está delegando à mente para trabalhar a seu propósito.

Lembre-se que objetivos e metas não podem ficar estáticos, parados ou engavetados. Devem estar em constante avaliação, sendo atualizados quando necessário. É importante traçar metas e objetivos fazendo anotações, caso contrário, se ficar apenas na memória, todos os momentos que retornar a analisar a situação irá terminar por iniciar em um novo direcionamento, gerando confusão mental e perda de tempo.     

Pode ser que com o tempo, seja necessário alterar o objetivo, porém neste momento estará fazendo uma mudança consciente.

No que move o ambiente de trabalho padronize as ferramentas, pois isso irá facilitar a harmonia dos processos, bem como nos resultados.

Para fazer o bom uso destas ferramentas será indispensável adquirir o hábito da anotação, listando tudo que for possível antes executar. Para facilitar que isso ocorra, não confie na memória anotando ou digitando de imediato o que vier em mente que considerar importante para seu trabalho. Para melhor esclarecer e facilitar este método, será interessante que não confunda boa memória com coordenação dos pensamentos.

Diante de monitoramento na formação de pessoas, é comum escutar do aprendiz, que não precisa fazer anotação por desfrutar de uma boa memória. Diante de tal argumentação será prudente mencionar que memória se assimila a um disco rígido do computador, que quando sobrecarregado vai ficando mais lento, ou quando mencionam que são muito ocupados e o impedem de planejar-se enfatize que o planejamento é dirigido àqueles que se envolvem com diversas e muitas responsabilidades, até porque as obrigações listadas facilitam os procedimentos de delegar, bem como elaboração das prioridades.

O executivo que desempenha um eficaz planejamento, evita, sobretudo o cansaço mental e estresse, evitando comprometimento com a saúde física.

Acredite em si mesmo! Seja mais audacioso, mas acima de tudo, policie seus pensamentos e procure focar nos seus objetivos.

Conscientize-se que é capaz, pois todo ser humano considerado mentalmente saudável é habilitado para aprender e executar bem o que se propõe realizar, assim como a remover obstáculos, por vezes, até mesmo criados por si mesmo.

Para se obter sucesso na área de gestão, investimentos e empreendedorismo terá que obter o hábito de se planejar para tudo que se propõem a realizar.

AS PESSOAS PROATIVAS SE DISPÕEM A REALIZAR AS TAREFAS MAIS COMPLICADAS, SE ANTECIPAM AOS PROBLEMAS DEFININDO AS ATRIBUIÇÕES COM FOCO NAS METAS.”

José severino Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *