Ao se analisar com atenção os detalhes da gestão empresarial, depreende-se que o empreendedor/gestor precisa estudar as estruturas básicas para conseguir manter uma empresa em pleno funcionamento. Esse entendimento se aplica às atividades produtivas, comerciais, prestadora de serviço ou qualquer outra que dependa de uma ordenação organizacional.
Não necessariamente os postulantes a ocupação de empreendedor/gestor terão que cursar uma faculdade, no entanto, será indispensável procurar adquirir conhecimento do arcabouço funcional do negócio que se pretenda gerir ou empreender, pois estatísticas denotam que o desconhecimento ocasiona o fechamento precoce de inúmeros estabelecimentos.
Nesse contexto, pode-se afirmar que a estabilidade de uma organização depende, basicamente, da capacidade de se agregar valor as partes interessada, as quais podem ser: Clientes, Proprietários/Acionistas, Colaboradores, Fornecedores e Sociedade, bem como definir com precisão seus objetivos e diretrizes.
No entanto, para obtenção destes propósitos, será imprescindível a apropriação de outros procedimentos e conhecimento essenciais apresentados a seguir:
- Planejamento
- Formação De Pessoal
- Custos
- Negociação
- Controle De Qualidade A Tempo
- Padronização dos processos
- Celeridade
- Financeiro
- Contenção De Despesas
- Auditoria
- Equipe De Alta Performance
- Procedimentos Empresariais
- Estratégias
- Metas /Resultados
Esses procedimentos e conhecimentos acima especificados podem ser melhor entendidos da seguinte forma:
Durante a implantação da padronização dos processos e ferramentas é natural ocorrer algumas dificuldades na assimilação, no entanto, em médio prazo, os benefícios são significativos.
1 – PLANEJAMENTO
Elaborar planejamento de curto, médio e longo prazo com metas bem definidas, substanciado nos objetivo da empresa. Após definida as diretrizes, agrupar os tópicos obedecendo as prioridades, de forma a englobar todos os setores que compõem a empresa. É importante que se der a este trabalho uma visualização clara, determinada e expressiva, com o intuito de ser colocado em execução o real conteúdo do foi planejado.
2- FORMAÇÃO DE PESSOAL
Desenvolver uma prática alinhada à capacidade intelectual e psíquica dos colaboradores. Em paralelo aplicar o sistema de meritocracia, além de condicionar o crescimento do colaborador ao da empresa, bem como o crescimento da empresa ao do colaborador.
Direcionar palestras e estudo no contexto da Inteligência Emocional e Capacitação Profissional.
Formular uma política de contenção da rotatividade do quadro funcional.
Evitar que executivos trabalhem em demasia. Exceto, diante de excepcionalidade, sem hesitar em situações pontuais.
Manter a empresa em constante crescimento. Não só com objetivo nos resultados, nem com o propósito de ocupar espaço diante da concorrência, nem tão pouco com a pretensão de ranking qualificado, mas principalmente com o intuito de gerar novas oportunidades de cargos elevados aos colaboradores.
3- CUSTOS
Dar a devida atenção na apropriação dos custos para cada unidade de produto, de departamento e de setor, bem como na abrangência dos custos diretos e indiretos.
Ao ser elaborado com precisão as planilhas de custos, estas servirão de subsídios a elaboração do custo e benefício nas tomadas de decisão.
4- NEGOCIAÇÃO
Jamais se deve abrir mão de elaborar um planejamento com maior abrangência de detalhes antes de dar início a qualquer reunião de negócio. Mormente, se tratando de uma negociação em grupo, para que todos possam se alinhar a estratégia.
5- CONTROLE DA QUALIDADE A TEMPO
Esta sistemática deve ser aplicada no aprimoramento do trabalho da equipe, durante a fabricação dos produtos e das demais diversas atribuições. O Controle de Qualidade A Tempo “KAIZEN” Sistema de melhoramento continuo, desenvolvido pelos japonês e divulgado para mundo ocidental, com a publicação do livro Sistema Toyota de Produção em 1988 , best seller “A máquina que mudou o mundo”.
6- PADRONIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS E PROCESSOS
A padronização das ferramentas que envolve os diversos processos, não só dinamiza os trabalhos, como facilita sobremaneira o aprendizado dos novos membros que se juntarem a equipe.
Durante a implantação é natural ocorrer algumas dificuldades na assimilação, no entanto, a médio prazo os benefícios serão vultosos.
7-CELERIDADE
As empresas de porte médio que não dedicarem o devido cuidado à celeridade nos processos internos tendenciarão a apresentar uma comunicação lenta, prejudicando, de certa forma, a celeridade na tomada de decisões diretivas de aplicação interna ou externa, contribuindo, assim, para a elevação das despesas, pois a ausência de celeridade impede que as coisas aconteçam no ambiente organizacional.
Ademais, quando há prejuízo à celeridade na tomadas de decisões estratégicas, perde-se o poder de competição no mercado, fator que se torna mais um agravante ao quadro de depreciação da empresa.
8-FINANCEIRO
Deve-se dispensar cuidados com a disponibilização de capital de giro da empresa, pois, jamais o capital de uma empresa deve ser composto primordialmente de capital imobilizado, visto que, quando isto acontece, sequestra-se o foco dos dirigentes das atividades afins.
Dificilmente uma empresa entra em dificuldades se ela dispõe de capital de giro, mesmo nos casos em que ocorra atraso no processo de pagamento das dívidas ou quase estado de insolvência, raramente essa empresa entra em processo falimentar.
9-CONTENÇÃO DE DESPESAS
É fundamental dar atenção a contenção de despesas, desde que essas sejam apropriadas com diligência, para que assim haja a correta ponderação entre o custo e o benefício. Todavia, infelizmente, nem todos os executivos levam isso em consideração.
10-AUDITORIA
Não negligencie a importância da carteira ou departamento de auditoria, visto que os indivíduos costumam trabalhar com mais atenção quando são supervisionados, o que contribui para minimizar erros e evitar desvios, especialmente, nos departamentos de compras e almoxarifado, pois estes costumam ser mais vulneráveis a desvios que a própria tesouraria ou financeiro
11-EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE
Para se formar uma equipe de alta performance, deve-se investir na especialização em gestão empresarial, no sentido de aprimorar as competências voltadas às habilidades técnicas e de liderança, com o fim de promover o desenvolvimento de talentos. Além disso, esse profissional deve estar qualificado a liderar equipes, condicionado uma visão sistêmica com métodos direcionados a inteligência competitiva.
Com o intuito de adquirir maior desenvoltura no desenvolvimento pessoal, especialmente, no conhecimento do “Eu e do raciocínio lógico. Reserve uma hora por dia para você mesmo com o propósito de praticar o autoconhecimento, conectar pensamentos e ideias, com o fim de elevar sua performance. Além disso, você também pode realizar reflexão, meditação e oração.
Como ferramenta de apoio a pratica do autoconhecimento, faça uso apenas de papel e lápis para anotar o que julgar necessário. Ademais, em hipótese alguma ocupe este tempo com leituras ou quaisquer outros afazeres que não estejam relacionados ao autoconhecimento.
É imprescindível que os gestores adquiriram conhecimento técnico das principais áreas funcionais de uma organização empresarial, bem como as competências para geri-la de forma sistêmica e efetiva. Por este motivo, salientamos a importância de uma formação de excelência, onde o profissional terá a certeza de aprender de forma integral todos os requisitos necessários para alcançar o sucesso profissional.
12- PROCEDIMENTOS EMPRESARIAIS
É importante que todos os envolvidos direta ou indiretamente nas organizações empresariais não se prendam apenas nos lucros tangíveis, ou seja, aqueles apresentados nos balanços contábeis. É fundamental ser realizado um balanço extra contábil para mensurar os resultados intangíveis. Esse balanço baseia-se nos valores reais de mercado de ações, dos imóveis, na performance do quadro operacional, no quantitativo e qualificação dos clientes, bens imateriais, intelectuais, dentre tantos outros.
Para facilitar o entendimento acerca do assunto, faça avaliação por setor, como por exemplo: Quanto o mercado pagaria pela sua carteira de clientes, de parceiros estratégicos, da tecnologia apropriada nos seus produtos, na reputação do nome da empresa, do capital intelectual, assim como tantos outros?
Diante das diversas indagações acima citadas, fica evidente que não se pode brincar de ser empresário, pois o negocio exige alta performance dos seus dirigentes e elevada dedicação, além da necessidade de se aprofundar no conhecimento da atividade.
É preciso incutir em seus gestores a cultura do gerenciamento supervisionado, assim como efetivar o sistema de supervisão em todos setores e departamentos da empresa. Assim, pode-se associar esta sistemática a engrenagem de uma máquina, quando uma peça dessa engrenagem está danificada, os demais componentes da referida máquina tendenciam a se danificarem, comprometendo o sistema funcional do equipamento como um todo.
Deve-se dar a devida atenção às mudanças e aos novos acontecimentos que ocorrem no mundo, visto que informações são fundamentais para se evitar surpresas desagradáveis durante a gestão. Assim, destaca-se que os negócios vivem em constante evolução, criando, originando diversas novas propostas, tendo como exigência a incessante quebra de paradigmas.
Por todo o exposto, verifica-se que é necessário que essas informações sejam compartilhadas com agilidade aos pares e colaboradores, transformando-se em importante instrumento de gestão e fomento de negócios.
13- ESTRATÉGIAS
A história das organizações empresárias, notadamente, as instaladas no Brasil, tem registrado que as suas derrocadas ocorrem quase sempre por descaso com a estruturação da “retaguarda” da organização, ou seja, pelos setores organizacionais e de controle. Por isso, deve-se dar maior atenção e dedicação a esses setores, visto que o descompasso desses setores compromete todos os demais da organização.
14- RESULTADOS COMO META
A adoção de resultados como meta é um estilo de gestão empresarial bastante adotado em empresas organizadas e que consegue mensurar os seus dados com precisão, e com base nesses referidos dados, desenvolvem a motivação aos seus colaboradores. Essa estratégia também é muito usual em empresas que se encontram em dificuldades e necessitam obter resultados rapidamente. Portanto, todas as estratégias e esforços são voltados ao aumento da produtividade, ao se cumprir metas estipuladas, ainda que sejam necessários sacrifícios para chegar até o objetivo definido.
Em contrassenso ao exposto, é necessário deixar claro que não existe um sistema melhor do que o outro, pois cada gestor irá analisar a situação e os objetivos da empresa para poder definir qual o modelo que melhor se adapta a organização.
Oportunamente, é importante ressaltar que é essencial exercer um grau elevado de liderança organizacional para se alcançar esses modelos de gestão com eficácia. Para tanto, a equipe necessita desenvolver uma boa comunicação, bem como é fundamental que os líderes saibam administrar relações humanas e dirimir conflitos para alcançar estágios elevados na gestão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O gestor ou empreendedor precisa está constantemente motivado para se dedicar no segmento da gestão empresarial, jamais se deve permitir que as dúvidas vençam, deste modo o processo de conscientização ganhará mais força.
O passo seguinte concerne em estar atento as possibilidades, tendo em vista que ela está ao alcance de tudo e de todos, contudo podendo ser potencializado pelo incremento da percepção. Por conseguinte, é imperioso dar os primeiro passos nesse sentido, com o cuidado de valorizar os pequenos atos e consciente da necessidade de aprimoramento contínuo. Assim, somente a partir deste momento, o amor terá que prevalecer em tudo o que se propuser a executar, reatando o selo da excelência.
PENSAMENTOS SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL
Um empresa para se desenvolver não só depende de traçar seus objetivos, mas sobre tudo dos propósitos bem definidos. JSF
Os erros também são práticas dos talentosos, o que os difere da homem comum é que o talentoso aprende com os próprios erros bem como aos erros dos outros. JSF.
Sempre que objetivar ocupar um cargo de gestor de alta performance, ter em mente o fundamento imprescindível da capacitação dos seus assessores. JSF
É através do método da motivação que elevarás com maior celeridade a autoestima dos seus assessores. JSF
Ao trabalhar para se desprender para reduzir o apego exagerado dos bens materiais, também estará trabalhando para controlar o Ego. JSF
O homem pródigo conduz seus pensamentos a patamares elevados, ignorando o resto. JSF
Para que a implantação de um sistema de gestão tenha sucesso, é importante a integração dos processos aliada à tecnologia, o apoio do suporte,o treinamento e, principalmente, o envolvimento e dedicação de toda a equipe da empresa. André de Araújo Campos
Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker
Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns. Peter Drucker
Regra é, em primeiro lugar, gestão da vida quotidiana. Max Weber
