Uma gama significante de intelectuais, que dedicaram uma vida inteira a adquirirem conhecimento teórico, por vezes passam a condenar o regime capitalista. Entende-se que alguns o fazem por serem literalmente inábeis a colocarem em prática seus conhecimentos, já que dedicaram a maior parte do tempo estudando. Motivo que os levaram em muitos casos a buscar teorias, que por vezes foram elaboradas através de feitos dos praticantes. Notadamente estes estudiosos precisam se conscientizar que nem sempre um sábio é um intelectual e muitos sábios em sua trajetória de vida nunca sequer escreveram um livro.
Portanto, um seguimento expressivo e imprescindível desta classe tão apreciável em toda e qualquer sociedade, necessita entender que o real aprendizado advém daqueles que de alguma forma praticaram ou praticam o fruto dos seus estudos e conhecimentos. Infelizmente uma pessoa ser apenas intelectual, termina tendo dificuldade de fazer acontecer, de realizar algo. Costumeiramente esses indivíduos realizam o fruto de seus estudos interpretando, escrevendo e ensinando o que os outros irão executar, sem conseguir, de alguma forma, efetuar algo baseado nesses estudos.
Dentro desta concepção, quando uma significante parcela destes intelectuais compreenderem a real natureza do progresso econômico, certamente apoiarão a economia de mercado e passarão a entender que o tempo dedicado somente aos estudos, poderá comprometer seus objetivos econômicos. Também precisam entender que nem todo erudito conseguirá se tornar um empreendedor bem sucedido, bem como nem todo empreendedor poderá se tornar um intelectual, haja vista que ambos os segmentos necessitam dedicar representativa parcela de tempo ao seu objetivo prioritário. Entretanto prudente seria, se antes de darem início as suas carreiras, tivessem traçado suas metas profissionais com maior consciência de causa.
Por sua vez o tempo tem demonstrado que as pessoas somente cultas, nem sempre adquiriram posses materiais expressivas, porém foram eles quem mais registraram contribuição na história da humanidade.
