Artigo, Autoestima

AUTOESTIMA

A autoestima é um condicionamento indispensável ao sucesso da humanidade, mais notadamente de um executivo/gestor. Para auxiliar o trabalho da elevação deste condicionamento, deve-se iniciar através da elevação da autoimagem, ou seja, desmitificar a imagem negativa que habitua fazer de si própria. 

Entenda que a sua formação física e mental foi designada pelo Criador e assim sendo originário de um princípio da natureza humana. 

Portanto, todas as pessoas devem aceitar-se como são, mas sempre procurando melhorar em todos aspectos. Naturalmente cuidando da alimentação, da saúde mental, fazer exercício físico, não se eximir de pegar sol moderado, tomar no mínimo dois litros de água por dia e dormir conforme a necessidade de seu corpo, tendo como ideal 8 horas por dia bem dormida. 

As pressões da sociedade sobre qualquer pessoa influenciam sobremaneira a autoestima. O segredo é não se deixar se envolver por essas pressões e criar consciência que será capaz de se conduzir em boa performance, aplicando os bons princípios de conduta. 

Aquele que mantem a autoestima equilibrada se liberta dos melindres, das insatisfações, tendenciando a acreditar que será capaz de alcançar os objetivos, passando a manter postura e atitudes de vencedor, ademais contribuindo para que seu servomecanismo, ou hábitos mecânicos, se desenvolvam dentro dos bons propósitos e ainda se auto monitorando, bem como se auto motivando. 


O fato é que a história tem demonstrado que o indivíduo com baixa autoestima, poderá até triunfar em sua profissão, no seu negócio e na carreira, porém não pode ser caracterizado como uma pessoa de sucesso. A personalidade identificada com autoestima elevada, tem por regra acreditar nas possibilidades, a ser otimista, corajoso, empática e a viver com alegria, comportamento constante na trajetória de todos os grandes líderes. 

Por sua vez procure destruir pensamentos negativos notoriamente quase sempre irreais, mas que são formulados por você, que por sua vez contribui para formação de suas concepções. Observe que o modo de pensar são hábitos que são adquiridos e que costumeiramente fogem da realidade. Portanto se prenda em formatar uma programação mental com pensamentos que possam adicionar algo a sua vida. Você pode até duvidar se isto é possível, mas com tenacidade, persistência e paciência, tudo que você se propõe a realizar por meio do pensamento é passivo de alcance. 

Para se certificar desta afirmação, basta analisar como pensam os indivíduos que obtiveram sucesso na sua trajetória de vida. Sempre que tiver oportunidade leia biografia daqueles que triunfaram, logo irás concluir que os pensamentos e atitudes destas pessoas costumam se associarem, ou se complementarem. 

Também não é aconselhável dar atenção ao passado e futuro para não dispersar tempo. Planeje seus objetivos e tenha metas bem definidas, que sinalize possibilidade de alcance. Prosseguindo se determine a trabalhar de forma correta, faça com o que sair de suas mãos possa ser diferenciado, assim procedendo garantirás um futuro de graduado patamar. 

Será importante aprender a ignorar pessoas e/ou acontecimentos que desvirtuem o seu caminho, procure acreditar nas possibilidades que ocorrem no cotidiano. Lembre-se que você é uma das Criações mais inteligente e expressivas da natureza e a mente é o centro dominante, mas para que ocorra resultado positivo, é necessário que seja diligentemente bem pilotada. 

O ambiente de convivência é outro aliado que influencia na construção de uma autoestima proeminente, portanto condiciona-te a conviver com pessoas positivas e dentro do possível se afastando daquelas negativas. 


Os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) são a fonte de captação das ocorrências ao nosso redor, é através deles que nosso cérebro é alimentado de informações do meio em que vivemos. Portanto, dependendo de onde você vive, o que você vê, ouve ou percebe, você alimenta constantemente sua mente nesta direção, estimulando os seus sentimentos. A exemplo, se constantemente alguém emitir mensagem positiva a respeito da sua forma física, e você se mantiver reforçando esta informação na sua mente, sua autoimagem se elevará. Ao contrário, se esta informação for negativa, a autoimagem enfraquece, comprometendo a autoestima.

Contanto, que praticando a retroalimentação mental, através de pensamentos positivos e eficazes, auxiliará para que as atitudes também se tornem positivas. Ao pretender objetivar a carreira de gestor, é necessário está atento na conjuntura de seus sentimentos condicionamentos e comportamentos, tendo em vista que para liderar pessoas é imprescindível transmitir energia motivadora aos seus liderados. 

Diante do exposto, é preciso ter em mente, que qualquer sujeito que se proponha desenvolver um trabalho para elevar a autoestima e na sua programação mental, atuando com paciência, disciplina, determinação, bem como iniciando pelos pequenos desafios, alcançará a pretensão dos seus objetivos e concomitantemente fará as pazes com a felicidade. 

PENSAMENTO SOBRE AUTOESTIMA 

Se pretenderes trabalhar tua mente, inicie pela a autoimagem. Pois em nada contribui fomentar tua mente de pensamentos positivo, se a autoimagem for negativa. JSF 

Quando o foco de outras pessoas sobre você lhe molestar, sinaliza que sua autoestima está deficiente. JSF 

A autoimagem é a essência da personalidade e do comportamento humano. Mude a autoimagem, e ambos serão transformados. Maxwell Maltz 

Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo. Paulo Coelho 

Baixa autoestima é como dirigir pela vida com o freio de mão puxado. Maxwell Maltz 

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? Confúcio 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *