Autoestima

AUTOESTIMA

Para o ser humano se autodesenvolver e ter êxito na sua trajetória é imprescindível que tenha propósitos bem definidos, autoestima e, concomitantemente, fazer uso de mais seis características as quais são citadas no texto.

O indivíduo com autoestima elevada, diante das situações do cotidiano, consegue identificar o que há de positivo e negativo para seu autodesenvolvimento. Por se encontrar, quase sempre, com uma percepção otimista sobre si e sobre o mundo consegue, geralmente, “filtrar” das ocorrências o que pode beneficiar sua aprendizagem e evolução. Ou seja, a lei da atração.

Alicerçado neste princípio, o indivíduo prontamente passa a acreditar nas possibilidades do meio e mais precisamente em si mesmo. Quando estas junções de energias positivas se aglutinam, as forças da natureza também emergem, e naturalmente, a vontade se manifesta e passa a acionar a coragem, momento em que a paciência deverá se expressar em respeito ao tempo para os acontecimentos. Sendo assim, sequencialmente, o que era um desejo ou uma meta a alcançar se concretiza, diante do envolvimento e da convergência das energias harmonizadas, neste sentindo, o universo conspira a favor de tudo e de todos.

O insucesso de muitas pessoas que realmente tem conhecimento, capacidade e até mesmo altivez, ocorre, geralmente, porque não vivenciou um destes sete estágios, ora mencionados:

  1. Propósito
  2. Autoestima
  3. Acreditar
  4. Vontade
  5. Coragem
  6. Paciência
  7. Fazer acontecer
  8. Felicidade

Quando o ser humano tem a autoestima elevada, seguramente acredita em si mesmo e nas possibilidades do meio. Caso contrário, estas possibilidades surgem e se dispersam. Todos têm dificuldade em acreditar em si, mesmo sabendo do potencial imenso que possui, acabam se deixando envolver por problemas e ameaças. Alguns especialistas, no assunto, dizem que cada indivíduo só utiliza em torno de 15% da sua capacidade intelectual. Então, se a pessoa acreditar em si e na sua capacidade, este será um passo significativo para o alcance de um objetivo.

É comum pessoas passarem a vida toda planejando e não fazem acontecer, pois, quase sempre, paralisam em um destes estágios.

Neste contexto, deve-se entender o princípio da ordem da natureza cósmica, pois tudo na natureza tem seu lado positivo e negativo, como o escuro e o claro, à noite e o dia, o frio e o quente, até mesmo a corrente energética que para acionar uma lâmpada é necessário a corrente positiva e negativa, no caso de uma destas correntes isolada, a lâmpada não acenderá, desta forma tudo tem um paralelo, quando estamos cientes desta equivalência, deste ciclo da vida, cria-se uma força natural, uma energia motivadora e esclarecedora.

É comum, surgirem às adversidades na vida, fazem parte da natureza e da evolução humana, quando uma pessoa se depara e reconhece as adversidades como uma constante da força do universo, é perceptível que ela também estará em consonância com o fluxo natural do seu autodesenvolvimento e alcance dos seus propósitos. Seria enobrecedor que todos procurassem entender os ciclos da vida que a natureza nos propõe, ordenada pelas quatro estações do ano. Portanto, percorra sua trajetória e, retorne ao começo, inicie novas tentativas sempre quando por algum motivo seus planos não derem certo, não desanime, as oportunidades estão presentes, é preciso apenas você se permitir enxergá-las. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *